Response: 530 Login authentication failed – Filezilla

22 de novembro de 2016 Web Design

Desespero. Essa é a palavra de hoje!
Passei por essa situação recentemente e nenhum “espertão” da internet soube dar uma resposta satisfatória para esse acontecimento.
No entanto, após ler tantas instruções, bolei algumas medidas que podem solucionar o problema – não garanto, mesmo porque ainda estou com o meu.

A história

Amanhã é o tão sonhado dia de home office, então já pego os arquivos, exporto os endereços FTP do Filezilla, coloco tudo na pen drive, desligo a máquina e vou para casa.
No dia seguinte: – Não funciona! FO-DEU! Calma, calma. Host1, funciona. Host2, funciona. Host3, não funciona [esse é o que eu tinha que utilizar].

Response: 530 Login authentication failed

Antes de tudo, o problema é com todos os hosts ou só com um ou outro?
É com todos. Então não são os dados de autenticação, a menos que você tenha errado em todos, aí você força a barra né, amiguinho?!

  • Passo 1: Talvez seja o antivírus. Desative-o e tente novamente.
  • Passo 2: Não era. Talvez seja o Firewall. Vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows > Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows. Escolha o Filezilla na lista e se ele não estiver dentre as opções, Permitir outro aplicativo > Procurar…
  • Passo 3: Não funcionou, desative de vez o Firewall e tente novamente.
  • Passo 4: Não funcionou, pode reativar que o problema não é esse. O Filezilla usa a porta 21 por padrão, será que algum programa está utilizando ela? Vamos descobrir! Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Monitor de Recursos ( ou Win Key + R > resmon.exe ).
  • Passo 5: Nenhum programa está utilizando a porta 21. Reinstale o Filezilla, faça upgrade ou downgrade, você decidi. Você encontra um repositório com todas as versões aqui.
  • Passo 6: Não funcionou. Peça ajuda para seu serviço de hospedagem. A porra ficou séria.

O problema é com um único host

  • Passo 1: Você tem certeza que os dados de autenticação estão corretos. Você já testou em um computador em outra rede e funcionaram. Realize os passos 1, 2, 3, 4 e 5 da lista acima.
  • Passo 2: Altere a Criptografia para Usar somente FTP simples (inseguro).
  • Passo 3: Negativo. Insira na opção Usuário, o nome de usuário + @seuhost. Ex: fulano@cmykativo.com.br
  • Passo 4: Não funcionou. Acesse o site http://whois.domaintools.com, digite o endereço do seu site, pegue o endereço IP e insira na opção Host do Filezilla.
  • Passo 5: Continua não funcionando. Use as credenciais (nome de usuário e senha) do seu cPanel, Painellinux ou seja lá qual for seu painel de controle.
  • Passo 6: Se você possui acesso a seu painel, tente alterar a senha FTP retirando caracteres especiais como: !, @, #, $, %, etc… O Filezilla pode apresentar certo problema em reconhecê-los.
  • Passo 7: Não funcionou. Peça ajuda para seu serviço de hospedagem. A porra ficou séria.

E esse infelizmente é o fim do post e da minha jornada. Se você conseguiu resolver seu problema utilizando algo que não está aqui, por favor, poste nos comentários que adicionaremos sua dica!