QR Code

22 de novembro de 2016 Tecnologia

QR Code (abreviação de “Quick Responde Code” ou Código de Resposta Rápida) é um tipo de código de barras 2D usado para prover fácil acesso a informações por meio de smartphones (Android, iOS, Blackberry), podendo ser encontrado nas versões preto e branco e colorido, tendo quatro padrões de codificação (número, alfanúmerico, byte/binário e kanji) e ser utilizado nos seguintes formatos: Código HTML, PNG, TIFF, SVF e EPS.

Esse processo é conhecido como Tagging (marcação) e sua primeira utilização foi realizada pela Densa-Wave (a criadora da tecnologia e subsidiária da Toyota) em 1994 no controle de estoque.

A informação é armazenada por meio dos quadrados ordenados dentro do grid e os dados são extraídos dos padrões presentes na vertical e horizontal.

Para mera comparação, enquanto os códigos de barra PC (aqueles utilizados em embalagens de produtos no mercado) armazenam 30 números, os QR Codes são capazes de armazenar 7.089.

Utilizações no cotidiano

  • Em cartões de visita com links para site ou contendo informações pessoais, tais como: nome, telefone e email.
  • Publicidade em: cartazes, outdoors, jornais, revistas, exposições, […], direcionando para sites, downloads de apps, download de conteúdo extra, exibindo informações sobre monumentos, locais, rotas de transporte público, obras de arte, entre tantas outras opções.