Preço e valor, com Montalvo Machado

22 de novembro de 2016 Reflexão

Você certamente já ouviu falar da diferença entre Preço e Valor.

O primeiro é o que você paga e o segundo é o que você leva, é o valor percebido, intrínseco ao produto. O preço é resultado do valor do produto, depende da demanda, do desejo e necessidade do consumidor. Para exemplificar, muitas pessoas aceitam pagar mais de 2 mil reais por um smartphone, pois tem um desejo ou necessidade de ter o modelo mais recente, da marca específica, com as novas funcionalidades, por mais que não vá usufruir todos os aspectos. Para outros que desejam somente um aparelho para ligar e trocar mensagens, esse preço é caro, um absurdo. Desejo e necessidade.

Assim como as pessoas necessitam e compram produtos (como smartphones), elas também consomem serviços, e esse serviço pode ser o que você presta! Seja consultoria de quaisquer tipos, palestras, cursos, projetos de branding, web, ilustração e afins. Então chegará o momento em que você deve estipular o valor percebido, para suas horas de trabalho e para seu produto final.

É nesse momento que muitos profissionais acabam desvalorizando seu próprio trabalho, talvez em parte pela autocrítica pesada que os criativos possuem, por ter pouco tempo de carreira, por ser “dobrado” pelo cliente e levado a acreditar que seu trabalho vale menos do que lhe parece, enfim…

Isso é resultado da ingenuidade e inexperiência do profissional que gera insegurança em relação a valorização do seu próprio trabalho. O que não é vergonha, pois ninguém nasce sabendo. O que cabe a você, é correr atrás para se informar e sanar suas dúvidas, questões e inseguranças. Com quem? Com profissionais que estão no mercado a mais tempo.

Montalvo Machado

Montalvo é um ilustrador de São Paulo, um cara com experiência de vida e carreira, que tem disposição de passar adiante os conhecimentos e fazer a nova geração parar para pensar sobre esses e mais temas que envolvem a valorização da profissão. Não só do ilustrador, como dos designers, publicitários e freelancers de todos os tipos.

Ele possui um canal no Youtube chamado Roda Redonda e não sei porque ainda não tem milhões de visitas!

Um canal onde se trata do evidente, do óbvio que nem todo mundo percebe.

É pedrada atrás de pedrada (no bom sentido), tenho aproximadamente 3 anos de carreira, então você pode imaginar quantos tapas na cara tomei assistindo a cada vídeo. E isso é bom para aprender com seus erros e com os erros dos outros. Portanto, esteja preparado e consciente para enfrentar o mercado de trabalho e as propostas que surgirão. O Montalvo não me conhece, mas só tenho a agradecer.

Deixo você com o primeiro vídeo da série: “Preço e Valor”.
Assista todos, curta, favorite o canal e espalhe a palavra!


Mais sobre Montalvo Machado:

Montalvo possui um site oficial, onde você encontra:

Ilustração e ilustradores, assuntos relacionados com o meio, eventos ilustrados, uns papos mais sérios, outros nem tanto, resmungos, besteirol, links, videos, boas e más notícias, observações e comentários que nem todo mundo tem coragem de fazer, e off-topics ocasionais, como tem sido desde 2008.

O ilustrador também participou da 13ª edição da Ilustrar Magazine, que você pode conferir diretamente aqui ou entrar no site para conferir todas as edições.