Melhorando o relacionamento com cliente: Práticas para boa convivência

22 de novembro de 2016 Relacionamento

Manter um bom relacionamento e um clima agradável com as pessoas que te rodeiam é fundamental e não é diferente com seus clientes. Você não precisa chamá-lo pro bar ou pro churras de domingo mas respeito e bom senso são necessários – essa dupla faz parte do tão falado profissionalismo.

É prático ter algumas regras/convenções para manter uma boa relação entre as duas partes (contratado e contratante) durante o trabalho, pois assim os limites são delimitados e o stress que poderia servir de gatilho para uma discussão é evitado, assim como a sensação de “injustiça” por alguma das partes.

Você não precisa levar ao pé da letra ou inserir tópicos do tipo no seu contrato, uma conversa franca já é o suficiente. 🙂

A seguir você confere uma lista de DOs e DONTs que podem melhorar o andamento do projeto:

  • DOs:

  • Manter o cliente atualizado do projeto, por e-mail ou plataforma colaborativa, como por exemplo: Trello.
  • Estabelecer um “horário de atendimento” para ligações, mensagens e reuniões online.
  • Estabelecer uma frequência de reuniões presenciais ou onlines dependendo da necessidade e possibilidade.
  • Não marque reuniões no horário de almoço, 11:30h às 13h. Ninguém presta atenção morrendo de fome.
  • Responda seu cliente por mais que o problema não tenha solução momentânea. Não é vergonha dizer: “Preciso pesquisar uma solução, posso respondê-lo amanhã?”
  • Não demore para responder seu cliente.
  • Deixe claro – e preferencialmente documentado em contrato – que o prolongamento do projeto em decorrência dos atrasos nas respostas e informações que você necessita serão cobrados.
  • Trabalhe com contrato e sinalize isso na primeira reunião.
  • Em caso de trabalho para pessoa física com pagamento por depósito, faça um recibo. Seu cliente precisa de um documento que prove que um pagamento foi realizado.
  • DONTs:

  • Pedidos de alteração por Whats, Skype ou Facebook;
  • Envio de conteúdo após horário X para ser realizado no mesmo dia.
  • Mensagem de áudio pelo Whats (com exceção ao estar dirigindo);
  • Envio de conteúdo durante finais de semana ou feriados, exceto casos excepcionais sinalizados pelo freelancer.