Front-End, Back-End, UX Design e UI Design

22 de novembro de 2016 Design, Web Design

O post a seguir surgiu de forma acidental, comecei a pesquisar sobre UX devido a um pedido de ajuda num projeto e dúvidas foram surgindo a medida do progresso. No meio de uma chuva de denominações, como: Front-End, Back-End, UX Designer e UI Designer, identifiquei a necessidade de pesquisar sobre os diversos assuntos. E o resultado vocês veem abaixo.

Vamos começar pelo Front-End e Back-End, muito comum em anúncios de vagas e que ainda são termos que podem confundir muitos. Ambos são qualificações de profissionais. Encontrei uma ótima definição no site do Fabiolobo:

Front-End:
Um profissional de Front-End trabalha com HTML, CSS e JavaScript, basicamente. HTML não é linguagem de programação, é linguagem de marcação; CSS é linguagem de estilo; e JavaScript (que é diferente de Java) é linguagem de script (nesse caso, o foco do front-end é em JQuery).

Back-End:
Um profissional de Back-End sim é o “programador” de que todo mundo fala. O profissional trabalha com linguagens de programação como, por exemplo, PHP, ASP, Java (que é diferente de JavaScript) e Javascript também.

Resumindo, o Front-End desenvolve a parte visual do site enquanto o Back-End realiza a programação mais complexa relacionada à funcionalidade, lidando com o processamento final dos dados, “também faz sistemas mais complexos como intranets, gestores de conteúdo e o que mais for preciso” (Fábio Lobo).

UX e UI são campos do design que envolvem a experiência do usuário e interface com que ele estará lidando.

Segundo Renato Castro o User Experience Design (UX DESIGN), é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital, e é um trabalho muito importante para as empresas que trabalham ou tem seus serviços divulgados na internet. O intuíto do UX Design é tornar a experiência do usuário com a marca ou empresa, algo realmente inesquecível e efetivo.

O UX está ligado ao Design de Interação, que é projetar um produto interativo como um controle remoto, para uma experiência de uso positiva por parte do usuário. Anderson Sonteam.

E User Interface (UI) é o meio onde há a interação entre a pessoa e a máquina, é o que a pessoa utiliza para buscar a informação, é uma das faces da UX.

Para se estruturar uma UI agradável, que atenda aos objetivos do projeto e do usuário, é preciso um cuidadoso estudo de UX, que pode envolver card sorting, storyboard, wireframe, métricas, road map, benchmark, focus group, site map, fluxograma e protótipo navegável, entre outros. Stefanini.

uxdesign

If you’re a UX designer and you spend your entire day on your computer, you’re really missing the point. The answers aren’t at your desk. Whitney Hess.

Whitney Hess: Design Principles: The Philosophy of UX

Basicamente é isso galera!

Se você deseja começar na área de UX Design aconselho a leitura desse post de Fabricio Teixeira. Ele escreve para o ArquiteturadeInformação e está sempre apresentando um conteúdo de qualidade, por exemplo, as diversas indicações de livros sobre UX no GoodReads. Mas como você pode imaginar, conseguir bibliografia traduzida sobre o assunto ainda é difícil.

Entre outras pessoas e blogs brasileiros que você encontra nessa lista de Como se manter atualizado sobre UX Design e também temos os gringos em How to keep up to date on UX Design

Pra aliviar a tensão, deixo vocês com o vídeo Life’s too short for crappy UX: