Diferenças entre tipografia, lettering e caligrafia

7 de abril de 2015 Tipografia

Tipografia, caligrafia e lettering possuem similaridades em relação à função de comunicar palavras e ideias, mas não são a mesma coisa. Neste texto, explicarei as diferenças entre tipografia, lettering e caligrafia:

TIPOGRAFIA

A tipografia é basicamente o estudo de como as letras interagem em uma superfície, mas também pode ser relacionado ao método de impressão por tipos móveis. Na tipografia, há a criação de um alfabeto, inspirado por um desenho específico – que pode nascer de um lettering ou não.

A tipografia trabalha com a adaptação de caracteres já existentes para uma composição.

tipografia-exemplo

LETTERING

Já no lettering, não há a criação de um alfabeto e sim a particularização de uma palavra ou frase, mas nunca em textos longos. Essa particularização pode ser feita à mão ou em softwares. Na citação abaixo a designer Jessica Hische explica bem a diferença de lettering e tipografia:

Lettering é essencialmente a ilustração de letras, palavras e frases. Como uma “letterer”, quando eu sou contratada para desenhar a palavra “feriado” eu não desenho primeiro todo o alfabeto no estilo que desejo, para então posicionar as letras para representar a palavra. E desenho a palavra como uma imagem única. Isso significa que em vários letterings se você rearranjar as letras pode parecer um resultado bem porcaria – isso significa para ser visto e usado naquela configuração e apenas naquela configuração.

Designers de tipo trabalham de forma muito diferente. Eles devem criar um sistema de letras capaz de ser rearranjado inúmeras vezes e funcionar. Designers de tipo tem que fazer tipografias que mesmo uma pessoa que entende o mínimo de design pode trabalhar com ela e organizá-las de forma bela. Eles criam softwares que você pode essencialmente adquirir para sempre sem faz atualizações. Eu tento defender os designers de tipo o máximo que posso porque a maioria dos designers não reflete sobre o trabalho que é fazer fontes” Jessica Hische, no site Letraspace.

http://seanwes.com/

http://seanwes.com/

CALIGRAFIA

Chegamos então em caligrafia que é a escrita manual de um alfabeto. Também é feita manualmente como o lettering, mas não trata-se da particularização de uma palavra e sim da escrita de textos mais longos, como cartas. Como na tipografia, os elementos precisam combinar nas composições.

Andréa Branco, foto de Marco Moreira para o Magel Estudio

Andréa Branco, foto de Marco Moreira para o Magel Estudio


Referências

  • Letra space: What is the difference between lettering and font design?
  • Chocola Design: Qual a diferença? – Tipografia, Caligrafia e Lettering;
  • Des1gn on: Entendendo a diferença entre Tipografia e Lettering
  • Smashing Magazine: Understanding the difference between type and lettering